Designação e Dispensa de Agente Patrimonial

📝Instruções para Dispensa e/ou Designação de Agente Patrimonial

Recomendamos que: na mesma solicitação de DISPENSA seja indicado novo nome para atuar como Agente Patrimonial e assim evitar a sobrecarga de trabalho ou que o setor fique desprovido de Agentes.

📌Para solicitar DISPENSA ou DESIGNAÇÃO de Agente Patrimonial é necessário que a chefia imediata encaminhe uma Solicitação Digital – no SPA – conforme abaixo:

-Grupo de assunto: 328 - Solicitação;
-Assunto: 1199 - Solicitação;

➖ Para solicitar DISPENSA:

No campo de detalhamento, inserir: “Solicitamos a dispensa de [nome]; [SIAPE]; [número da portaria de designação]. Se possível, anexar o documento à SD.”

➕ Para solicitar DESIGNAÇÃO (preferencialmente junto à dispensa):

No campo de detalhamento, inserir: “Solicitamos a designação de [nome]; [SIAPE]; [cargo]; [lotação] (conforme ADRH); [localização] (conforme ADRH).”

Incluir também no encaminhamento:

“O(A) servidor(a) designado(a) será responsável por auxiliar nas atividades relacionadas à gestão patrimonial dos bens móveis permanentes integrados ao patrimônio do(a) [localização do servidor conforme ADRH], conforme determina a Portaria Normativa 007/GR/2007.”

✈️Destino: DINV/DGP/PROAD


🔄 Procedimentos internos

Assim que o DGP emitir a Portaria de designação ou dispensa, o acesso ao Sistema de Patrimônio (SIP) será ajustado — com liberação ou remoção conforme o caso.

Nos casos de designação:

  • O novo Agente receberá um e-mail de boas-vindas, com recomendações iniciais.
  • Também receberá orientações sobre os sistemas SIP e SIEF.
  • Será inscrito como membro do Grupo de Agentes Patrimoniais da UFSC (agentes-patrimoniais@mailman.ufsc.br) para recebimento de comunicados.

📚 Recomendamos a leitura da Portaria Normativa 007/GR/2007 que estabelece os procedimentos para a gestão dos bens móveis permanentes da UFSC.