Instruções para o Sistema Integrado de Espaços Físicos – SIEF

É fundamental que cada ambiente esteja corretamente cadastrado no Sistema de Patrimônio (SIP) de maneira a corresponder à realidade física, pois somente assim os bens poderão ser corretamente informados durante os eventos de Inventários Anuais na Instituição. Para realizar a manutenção desse cadastro, utiliza-se o Sistema Integrado de Espaços Físicos (SIEF): http://sief.sistemas.ufsc.br.

Por meio do SIEF é possível realizar, pelo menos, duas atividades importantes:

  • Atualização, caso necessário, do cadastro dos ambientes que compõe os imóveis de sua Unidade (descrição, vinculação a um setor, nomenclatura, etc.);
  • Criação de ambientes que existam fisicamente, mas que ainda não tenham sido cadastrados no sistema SIEF.

Para que fique mais claro a quem ainda não conhece o SIEF, pode-se dizer que é por meio deste sistema que é possível criar ou alterar as informações que aparecem no campo “localização” ao realizar uma transferência de bens no SIP, pois o SIEF e o SIP são sistemas interligados.

Se você foi designado Agente Patrimonial solicite o acesso para editar/cadastrar ambientes no SIEF abrindo um chamado em: https://setic.ufsc.br/permissoes/

Em caso de dificuldade no preenchimento das informações para o chamado segue abaixo instruções:

Instruções aos Agentes Patrimoniais – acesso para edições no SIEF

Para instruções de como operar o SIEF, acesse:

Instruções para realizar cadastro/alteração de espaço físico no sistema SIEF

OBS.: os acessos ao SIEF são por tempo limitado, sendo assim, expiram de tempos em tempos, caso seu acesso já tenha expirado, basta entrar em contato conosco que efetuaremos a prorrogação. 


Informações adicionais

  • Para a realização de simples consulta, o SIEF está disponível a todos os servidores da UFSC;
  • Para a realização de cadastro e/ou edição de ambientes, o SIEF é restrito aos Agentes Patrimoniais designados via Portaria, sendo necessário solicitar a liberação do acesso, pois isso não acontece automaticamente;
  • As atualizações de ambientes no SIEF, sempre que necessário, podem ser realizadas durante todo o ano, exceto, nos períodos reservados à realização do Inventário Anual na Instituição, pois tal atividade constitui pré-requisito básico, devendo ser realizado previamente e não durante o evento;
  • Caso algum servidor que não atue como Agente Patrimonial necessite ter acesso ao SIEF, entre em contato conosco através de nosso e-mail justificando a necessidade.

Dúvidas: Entre em contato com a Divisão de Inventário pelo e-mail inventario.dgp@contato.ufsc.br ou pelo Chat@UFSC (basta informar “DINV” na pesquisa).