Inventário UFSC 2018

Seja bem-vindo! Nesta página, você encontrará informações e documentos relacionados ao processo de inventário dos bens móveis da UFSC, competência 2018. Esta página é atualizada com frequência, portanto, não deixe de acessá-la regularmente.


TEVE INÍCIO EM 17/09/2018 O INVENTÁRIO UFSC 2018

O Inventário pode ser acessado no Sistema de Patrimônio informando-se o

número: 1/2018

Desejamos um excelente trabalho a todas as comissões!

Prazo para coleta e lançamento dos dados no sistema SIP até 04/11/2018.

Prorrogado até 11/11/2018!


ATENDIMENTO NA DIVISÃO

Informamos que o atendimento na Divisão de Inventário e Apoio aos Agentes Patrimoniais durante o período de inventário se dará da seguinte forma:

-Prioritariamente atenderemos as solicitações/dúvidas encaminhadas via portal de chamados <http://atendimento.dgp.proad.ufsc.br/>;

-Na medida do possível atenderemos as solicitações/dúvidas encaminhadas via email <inventario.dgp@contato.ufsc.br>;

-E, também, na medida do possível, atenderemos as ligações realizadas para o ramal 2152.

Esclarecemos que os atendimentos via portal de chamados serão priorizados para estimular os usuários a utilizá-lo, pois por meio dessa tecnologia de informação e comunicação, será possível atender melhor as demandas dos usuários, uma vez que o histórico de assuntos recorrentes é mantido, as respostas serão mais rápidas (o link para acesso ao portal também está disponível na página do inventário). 

Caso tenham necessidade de obter atendimento presencial, enviar email solicitando agendamento de data e horário para vir até o DGP nos visitar. Estamos a disposição!

Atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h


NAVEGADOR DE INTERNET PARA ACESSO AO SISTEMA

Para evitar problemas de acesso ao sistema recomendamos utilizar preferencialmente os navegadores Explorer ou Mozilla, pois o sistema costuma não funcionar adequadamente com outros navegadores.


EDIFICAÇÃO NÃO ESTÁ APARECENDO NO INVENTÁRIO

Caso ocorra de alguma edificação não aparecer no inventário, basta abrir um chamado <http://atendimento.dgp.proad.ufsc.br/> informando o nome exato da edificação e o setor, nossa equipe encaminhará o pedido à SETIC para que façam a inclusão.


O QUE FAZER DIANTE DA MENSAGEM: “ESTE MATERIAL JÁ FOI INVENTARIADO…”

Conforme consta nos manuais de apoio, uma situação que poderá ocorrer é a seguinte: ao tentar lançar (adicionar) determinado item, o sistema poderá apresentar a seguinte mensagem “Este material já foi inventariado na edificação: …, no setor: …, no ambiente: ……”

Neste caso, o sistema indicará aonde o item foi lançado (possivelmente por equívoco) e, então, deve-se entrar em contato com a respectiva comissão para solicitar a correção. Para isso, foi disponibilizado, abaixo, a relação com todas as comissões e seus respectivos setores “Relação de Comissões Inventário UFSC 2018“, basta, então, entrar em contato diretamente com os membros por e-mail ou por telefone (consultando ao catálogo telefônico da UFSC).


>> RELAÇÃO DE COMISSÕES INVENTÁRIO UFSC 2018 – clique aqui <<

Relação de comissões e respectivos membros designados para atuarem no Inventário UFSC 2018.


REGULARIZAÇÕES REFERENTES À RESPONSABILIDADE DIRETA PELOS BENS

Esclarecemos que regularizações referentes à responsabilidade direta pelos bens não são realizadas durante o período de inventário (no sistema). Essas regularizações podem e devem ser realizadas durante todo o ano, exceto no período de inventário, por meio do agentes patrimonial designado para atuar no setor.


  Priorizaremos os atendimentos via portal de chamados:

   atendimento.dgp.proad.ufsc.br

 


VÍDEO DA CAMPANHA

Assista ao vídeo de lançamento do Inventário UFSC 2018:


 


CRONOGRAMA

Acompanhe as datas das principais atividades relacionadas ao Inventário UFSC 2018:



PROCESSOS DIGITAIS DE INVENTÁRIO

Na tabela abaixo constam os números dos processos digitais cadastrados para cada seccional de patrimônio, que serão tramitados para os respectivos agentes patrimoniais natos após o encerramento da fase de coleta e lançamento dos dados no sistema.


INSTRUÇÃO DO PROCESSO DE INVENTÁRIO

Este esquema resume o rito de encaminhamento dos papéis de trabalho:


MANUAIS DE APOIO

Manuais de instrução e apoio para a realização dos trabalhos de inventário.


>> Manuais no formato POWER POINT:

– MANUAL 1 >> PROCEDIMENTOS GERAIS

– MANUAL 2 >> ATUALIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO E USO DO SIEF

– MANUAL 3 >> COLETA E LANÇAMENTO DE DADOS NO SIP


>> Manuais no formato PDF:

– MANUAL 1 >> PROCEDIMENTOS GERAIS

MANUAL 2 >> ATUALIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO E USO DO SIEF

– MANUAL DE PADRONIZAÇÃO DE AMBIENTES versão 2014

MANUAL 3 >> COLETA E LANÇAMENTO DE DADOS NO SIP


FORMULÁRIOS E PLANILHAS

Consulte e baixe o material de apoio para a realização dos trabalhos de inventário.


>> FORMULÁRIO PARA TRANSFERÊNCIA MANUAL <<

Formulário para transferência manual durante o período de inventário, em caráter excepcional. Não substitui o lançamento posterior no sistema SIP pelo próprio agente patrimonial.

O formulário funciona da seguinte maneira: durante o período de inventário, não é possível realizar transferências no sistema, então, utiliza-se o formulário para garantir que os bens serão transferidos para o atual responsável. De posse do formulário devidamente assinado e após realizar a transferência no sistema, não será necessário coletar novamente a assinatura do servidor responsável, basta anexar o formulário ao termo de transferência e enviar ao DGP para que a transferência seja confirmada. Instruções de uso constam no próprio formulário página 2.


>> MODELO DE PORTARIA COMISSÕES <<

Modelo de Portaria para uso na designação das Comissões de Inventário. As comissões devem ser designadas e a Portaria publicada no Boletim Oficial da UFSC e enviada ao DGP por email inventario.dgp@contato.ufsc.br até 13/07/2018.


>> FORMULÁRIO PARA COLETA FÍSICA <<

Sugestão de formulário para uso no levantamento patrimonial. É de uso das comissões de inventário e não precisa ser encaminhado ao DGP. Os dados coletados devem ser informados no Sistema SIP (veja os manuais).


>> PLANILHA DE BENS SEM IDENTIFICAÇÃO <<

Planilha para registro dos bens encontrados que não tiverem identificação patrimonial. Deve ser anexada no processo de inventário que será enviado ao agente nato da unidade e encaminhada ao DGP por email inventario.dgp@contato.ufsc.br, conforme cronograma e instruções que constam nos manuais.


>> MODELO DE RELATÓRIO DA COMISSÃO <<

Modelo de Relatório a ser preenchido pelas Comissões de Inventário. Ao final do Inventário, deve ser enviado ao agente nato da unidade para anexar ao processo de inventário, conforme orientações de encaminhamento que constam nos manuais.


>> MODELO DE RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO <<

Modelo de Relatório Circunstanciado a ser preenchido pelas Comissões de Inventário, no caso de imposições restritivas de acesso a ambientes que contenham bens a serem inventariados. Encaminhar tempestivamente ao DGP, conforme instruções contidas nos manuais de instrução.


>> MINI CARTAZ PARA ACESSO AOS AMBIENTES A SEREM INVENTARIADOS <<

Mini cartaz sugestivo para ser afixado nas portas de ambientes aos quais a Comissão possa encontrar dificuldade de acesso.


PUBLICAÇÕES ÚTEIS

Informações úteis e comunicados relacionados ao Inventário UFSC 2018:


Leia o material legislativo que aborda as responsabilidades patrimoniais:

>> CONTEXTO LEGISLATIVO – RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL <<


– Em 04.06.2018 >> Memorando Circular 03-DINV-DGP-PROAD-2018

Torna público o período oficial de inventário exercício 2018 e traz outras informações e recomendações


– Em 08.06.2018 >> Memorando_Circular 04-DINV-DGP-PROAD-2018

Tendo em vista a realização do Inventário, o DGP recomenda aos Agentes Patrimoniais Natos a designação das Comissões Internas de Inventário Físico


– Em 27.06.2018 >> Memorando_Circular_05-DINV-DGP-PROAD-2018

Tendo em vista a realização do Inventário UFSC 2018 com início em 17 de setembro de 2018, reiteramos aos Agentes Patrimoniais Natos que designem as Comissões Internas de Inventário Físico em seus respectivos setores


Em 23.07.2018 >> Memorando_Circular_08-DINV-DGP-PROAD-2018

Informa disponibilização dos manuais de apoio, reitera designação de comissões e informa sobre o SIEF


Em 01.08.2018 >> Email enviado aos membros comissoesdeinventario@:

Inventário UFSC 2018 – Mensagem de Boas-vindas aos Membros das Comissões – Atribuições da Comissão


– Em 17.09.2018 >> Email enviado aos membros comissoesdeinventario@:

Inventário UFSC 2018 – Dicas para a Coleta Física dos Bens


– Em 17.09.2018 >> Email enviado aos membros comissoesdeinventario@:

Inventário UFSC 2018 – Recomendação Importante às Comissões


Em 18.09.2018 >> Email enviado aos membros comissoesdeinventario@:

Inventário UFSC 2018 – Atenção no momento do lançamento dos dados no sistema


– Em 28.09.2018 >> Email enviado aos membros comissoesdeinventario@:

Inventário UFSC 2018 – Comissões com grande número de bens a inventariar


– Em 01.10.2018 >> Memorando_Circular_18-DINV-DGP-2018

Assunto: Inventário UFSC 2018 – Acesso aos Ambientes Sujeitos ao Levantamento Patrimonial


– Em 01.10.2018 >> Email enviado aos membros comissoesdeinventario@:

Inventário UFSC 2018 – Bens informados como “Ociosos”


– Em 14.02.2019 >> Memorando à Direção do DGP/PROAD

Assunto: Inventário UFSC 2018 – Encaminhamento de Sugestões Pós- Inventário (Bens Encontrados; Não Encontrados; Sem Identificação Patrimonial)


-Em 26.02.2019 >> Memorando à Direção do DGP/PROAD

Assunto: Inventário UFSC 2018 – Encaminhamento das Dificuldades e Sugestões apontados pelas Comissões de Inventário 2018


RELATÓRIOS DO INVENTÁRIO 2018


Relatório Final Inventário UFSC 2018

Relatório Sintético Consolidado

Relatório Analítico Consolidado

Relatório Consolidado de Bens sem Identificação Patrimonial


Bens Ociosos


O Departamento de Gestão Patrimonial (DGP) disponibiliza o arquivo contendo a relação dos bens ociosos ao final do inventário 2018 da UFSC. Para acessá-lo, faça o download no link abaixo.

O aproveitamento interno dos bens ociosos está previsto na legislação vigente, sendo importante mecanismo de redução dos gastos públicos e do desperdício de recursos. Para requerer algum bem da lista, deve-se entrar em contato diretamente com o setor e responsável pelo bem, obter informações quanto à permanência do item no estado ocioso, e providenciar a transferência patrimonial junto ao agente patrimonial do setor, sob autorização do agente patrimonial nato, conforme Portaria Normativa nº. 007/GR/2007.

Reforçamos que as tratativas de movimentação dos bens não são intermediadas pelo DGP, devendo sua regularização ocorrer entre os setores responsáveis, com o auxílio do agente patrimonial. Além disso, vários bens já podem ter sido reaproveitados; dessa forma, é importante verificar previamente se o bem ainda está ocioso.

>> Planilha de Bens Ociosos conforme Inventário UFSC 2018 <<


  NOTA! Agente Patrimonial X Membro Comissão de Inventário


Esclarecemos que não se deve confundir a figura do agente patrimonial com a figura do membro de comissão de inventário, pois ambos possuem funções distintas, a saber:

Agente Patrimonial, é o servidor designado por meio de Portaria (expedida pela Pró-Reitoria de Administração) para atuar no setor de sua lotação desde o momento em que foi designado até o momento em que for dispensado da designação. Tal designação acontece por meio de indicação realizada pelo responsável pelo setor. Este servidor, a partir de sua designação, terá acesso ao sistema de patrimônio para realizar, por exemplo, transferências de localização e de responsabilidade pelos bens.

Membro de Comissão de Inventário, é o servidor designado por meio de Portaria (expedida pela sua própria unidade acadêmica ou administrativa) para atuar juntamente com outros servidores durante o período de inventário referente a um respectivo exercício. Este servidor, como membro de comissão, terá acesso temporário e limitado ao sistema de patrimônio para realizar as atividades referentes exclusivamente ao inventário.

Recomenda-se que o agente patrimonial faça parte da comissão por estar mais familiarizado com as questões patrimoniais, podendo agir como um facilitador para a realização das atividades.


MATERIAL DE DIVULGAÇÃO


Material produzido em parceria com a Agecom e Imprensa Universitária, para divulgação na UFSC: