Inventários

O Inventário Anual dos Bens Móveis Permanentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma ferramenta de controle patrimonial pela qual é possível verificar a compatibilidade entre os registros administrativos e contábeis do Sistema de Informações Patrimoniais (SIP), atual sistema utilizado para a Gestão Patrimonial na Instituição, com a situação física dos bens. A partir das informações coletadas durante o Inventário é possível corrigir inconsistências, controlar a correta localização e o estado de conservação dos bens móveis que compõem o acervo patrimonial da Instituição.

Na UFSC, a fim de viabilizar a realização dos trabalhos de Inventário, a Instituição é dividida em grandes Seccionais de Patrimônio, desta forma, o Inventário Anual de Bens Móveis Permanentes tem por base o Inventário de cada Seccional de Patrimônio, que é realizado por Comissões internas designadas especialmente para tal função, dentro de cada uma das Seccionais. Cabendo, neste processo, ao Departamento de Gestão Patrimonial (DGP), órgão responsável pelas atividades relacionadas aos Bens Móveis na Instituição, a função de planejamento, apoio, acompanhamento e tratamento das informações prestadas pelas Comissões.

O Inventário é realizado anualmente e divulgado à Comunidade Universitária por meio de cartazes, distribuídos em todas as Unidades da UFSC, inclusive, as descentralizadas territorialmente; também, por meio do Divulga UFSC (informativo interno diário da Universidade que divulga os principais eventos a serem realizados na Instituição) e de Ofícios Circulares.

Para a realização de cada Inventário Anual são disponibilizados Manuais de Instruções, bem como Materiais de Apoio na página eletrônica do DGP e a Equipe da Divisão de Inventário (DINV) oferece todo o apoio necessário às Comissões por meio dos canais de atendimento (e-mail, Chat@UFSC, ramal e atendimento presencial).