Instruções para o Sistema Integrado de Espaços Físicos – SIEF

Olá! primeiramente informamos que:

-Para realizar  consultas, o SIEF está disponível a todos os servidores da UFSC;

-Para realizar edições, está disponível apenas aos Agentes Patrimoniais, mediante liberação de acesso a ser realizada pela SETIC via portal de chamados (mais informações abaixo).

É fundamental que cada ambiente esteja corretamente cadastrado no Sistema de Patrimônio (SIP) de maneira a corresponder à realidade física, pois somente assim os bens poderão ser corretamente informados durante os eventos de Inventários Anuais na Instituição. Para realizar a manutenção dos cadastros, utiliza-se o Sistema Integrado de Espaços Físicos (SIEF)http://sief.sistemas.ufsc.br.

Por meio do SIEF é possível realizar, pelo menos, duas atividades importantes:

  • Atualização, sempre que necessário, nos cadastros dos ambientes que compõe os imóveis de sua Unidade (nomenclatura, descrição, vinculação a um setor, etc);
  • Cadastro de novos ambientes que existam fisicamente, mas que ainda não estejam constando no sistema.

Para que fique mais claro a quem ainda não conhece o SIEF, pode-se dizer que é por meio deste que é possível criar ou alterar as informações que aparecem no campo “localização” ao realizar uma transferência de bens no SIP, pois ambos os sistemas são interligados.

-Se você foi designado Agente Patrimonial >> solicite acesso para editar ambientes no SIEF abrindo um chamado em: https://setic.ufsc.br/permissoes/ >> Em caso de dificuldade no preenchimento do chamado seguem instruções: Instruções aos Agentes Patrimoniais para abrir chamado.

-Instruções sobre como editar no SIEF >> Instruções para realizar cadastro/alteração de espaço físico no sistema SIEF

OBS.: os acessos ao SIEF são por tempo limitado, sendo assim, expiram de tempos em tempos, caso seu acesso já tenha expirado, basta entrar em contato conosco – inventario.dgp@contato.ufsc.br – que efetuaremos a prorrogação. 


Informações adicionais:

  • As atualizações de ambientes no SIEF, sempre que necessário, podem ser realizadas durante todo o ano, exceto, nos períodos reservados à realização do Inventário Anual na Instituição, pois tal atividade constitui pré-requisito básico, devendo ser realizado previamente;
  • Caso algum servidor que não atue como Agente Patrimonial necessite ter acesso ao SIEF, entre em contato conosco por e-mail justificando a necessidade.

Dúvidas: Entre em contato com a Divisão de Inventário pelo e-mail inventario.dgp@contato.ufsc.br