Recolhimento de Bens Inservíveis
O recolhimento de bens inservíveis é uma modalidade de movimentação interna, pela qual são recolhidos materiais nos diversos setores da UFSC e alocados nos depósitos do DGP/PROAD.
Após o recolhimento, os bens são transferidos no Sistema de Informações Patrimoniais para a responsabilidade e guarda do Departamento de Gestão de Bens Permanentes. Posteriormente, observadas as condições e formalidades estabelecidas para cada caso, e conforme legislação vigente, serão instruídos os respectivos processos de desfazimento para fins de baixa patrimonial desses bens.
COMPARTILHA UFSC
Atenção: Recomendamos aos setores da UFSC que, antes de solicitar o recolhimento de bens que ainda podem ser reaproveitados, ofereçam esses materiais para a comunidade universitária através da plataforma Compartilha UFSC, ferramenta implementada recentemente com o objetivo de estimular o compartilhamento de bens permanentes e materiais de consumo entre os diversos setores da instituição, buscando reduzir gastos com aquisições desnecessárias e evitar o descarte prematuro de itens que ainda podem ser úteis em outros locais.
Gradativamente, o DGP também está publicando no “Compartilha UFSC” os materiais em boas condições de uso disponíveis em seus depósitos.
Para acessar a plataforma, clique aqui.
Abaixo seguem orientações sobre como alimentar informações de ofertas e demandas de bens e realizar consultas no “Compartilha UFSC”.
Passo a passo – Compartilha UFSC
Ofício Circular nº 41/PROAD/2023 – Lançamento da plataforma Compartilha UFSC
SOLICITAÇÃO DE RECOLHIMENTO
Para solicitar o recolhimento de bens inservíveis é necessário preencher o Formulário de Solicitação de Recolhimento, conforme modelo disponível abaixo:
FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECOLHIMENTO
O DGP/PROAD só aceitará formulários devidamente preenchidos, conforme instruções:
- As informações descritas no formulário devem ser digitadas;
- O tipo de tombamento dos bens e a numeração informada devem estar corretos, caso contrário, os números não corresponderão à descrição do item ou nenhum registro será encontrado no sistema;
- A data da solicitação do recolhimento deve estar preenchida (dia, mês e ano);
- Deve conter assinatura e carimbo do solicitante e do agente patrimonial, podendo ser assinaturas digitais certificadas pelo Assina@UFSC;
- Os formulários encaminhados devem estar no formato Word ou PDF;
- O modelo do formulário não deve sofrer alterações, como colunas, campos de assinatura ou dados do requisitante, etc;
Os formulários de solicitação de recolhimento preenchidos devem ser encaminhados para o e-mail: desfazimentos.dgp@contato.ufsc.br
Após o recebimento do formulário, a demanda será incluída na fila para atendimento e, assim que possível, o responsável pela atividade entrará em contato para agendar o recolhimento dos materiais.
OBSERVAÇÕES
* No caso de bens sem identificação patrimonial, seguir as orientações do OF C 3/DGP/PROAD/2022 – conjunto CGA
* Ao realizar o levantamento patrimonial dos bens para solicitação de recolhimento, é fundamental que o tipo de tombamento e a numeração informada do material (Código de Barras, Plaqueta – que no SIP corresponde a “Patrimônio”, Controle ou Número de Tinta) estejam corretos, caso contrário, os números não corresponderão à descrição do item ou nenhum registro será encontrado.
Para mais informações sobre os tipos de identificação patrimonial (tombamento) utilizados na UFSC, consulte https://benspermanentes.ufsc.br/tipos-de-tombamento/
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Ofício Circular n.05/DGP/PROAD/2024
Portaria Normativa nº. 007/GR/2007
CONTATO
E-mail: desfazimentos.dgp@contato.ufsc.br
Ramal: 3721-4985